Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Sob o olhar auspicioso

Ultimamente, a ordem maçônica tem se envolvido em situações constrangedoras: desvio, lavagem e inapropriação de recursos públicos. Infeliz é aquele tio que vê sua loja incluir-se em um grupo de goteiras e maçons irresponsáveis. Narrador onisciente, sou, porém, meu papel de sobrinho é relatar as atitudes errôneas e corruptas que ocorrem nesse exato momento na maçonaria matogrossense.
O caso mais recente é vivido nos orientes do Mato Grosso. O ex-presidente do TJMT, José Ferreira Leite, está sendo acusado de desvio e lavagem de dinheiro para a maçonaria, aquele julgado pelo Conselho Nacional de Justiça como administrativo e o respectivo como criminal. Nessa situação, a maçonaria seria utilizada como ''laranja'' e teria apenas um envolvimento figurativo, embora fosse desnecessária essa exposição. A repercussão consiste no sentido de o STJ conceder a aposentadoria aos magistrados, maçons, como punição administrativa para a acusação de corrupção; tudo isso defendido pela Lei Orgânica da Magistratura cuja reforma já é pleiteada pelos ministros relatores do caso.
Sobretudo, tenho certeza que os ensinamentos passados dentro das colunas não são estes: pretensão, vilania, soberba e idoneidade. Às colunas atribui-se o valor de esquecer o que fora vivido até o momento e a partir da entrada, tornar-se-ia um cidadão digno diante dos olhos dos homens de bem, virtuoso, tolerante e paciente, nada disso presente nessa ação de usar o nome secular da ordem. Embora irmãos, devem ser destinados aos castigos pertinentes à ação cometida e certamente isso o será feito.
Como DeMolay, zelo por minha integridade e realço meu apreço pela maçonaria e tento aplicar os ensinamentos lá dentro proferidos. Somente lamento pelo nome de tão grande ordem, corroborar com pequenos homens e ser estereotipada como dubtável, quando não a é. Apenas insisto em aludir aos maçons envolvidos, que estão sob o auspício daquele que tudo vê. Abraços fraternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário