Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Empirismo

Introduzirei o conceito de filosofia moderna representando através das teorias de grandes pensadores assim como John Locke
‘’ Quem não quiser se equivocar deve construir sua hipótese, derivada da experiência sensível, sobre um fato, e não supor um fato devido a essa hipótese. ’’Nascido em Wrington,Inglaterra,John Locke(1632-1704) estudou na Universidade de Oxford,manifestando interesse por diversos campos de estudo,como química,teologia,filosofia.Entretanto,formou-se em medicina.
Durante os tempos de universidade, Locke decepcionou-se com o aristotelismo e com a escolástica medieval, enquanto tomava contato com o pensamento de Francis Bacon e René Descartes. Ingressou no mundo político através de seu relacionamento com o conde de Shaftesbury,de quem se tornou medico particular e assessor.
Em 1675, graves problemas políticos atingiram o conde de Shaftesbury e afetaram, também, a vida de Locke. Acompanhando o amigo,exilou-se na França,deslocando-se ,mais tarde,para a Holanda.Regressou à Inglaterra somente em 1688,participando da chamada Revolução Gloriosa,que levou Guilherme de Orange ao trono da Inglaterra.Sintonizado com o processo político inglês,criado pela Revolução Gloriosa,Locke pôde dedicar-se livremente às atividades intelectuais
Pensadores como Platão, Santo Agostinho e René Descartes afirmavam que o homem possui certas idéias inatas (inatismo), isto é, idéias anteriores a toda e qualquer experiência sensorial; idéias que existem na mente humana desde o nascimento e que, com o tempo se manifestam. Locke combateu duramente essa doutrina.Em sua obra Ensaio acerca do entendimento humano, defendeu que nossa mente, no instante do nascimento,é como uma tabula rasa,um papel em branco sem nenhuma idéia previamente escrita.
Locke retomava, assim, a tese empirista, segundo a qual nada existe em nossa mente que não tenha sua origem nos sentidos. Todas idéias que possuímos são adquiridas ao longo da vida mediante o exercício da experiência sensorial e da reflexão.Locke utiliza o termo idéia no sentido de todo conteúdo do processo do conhecimento.
Para ele, nossas primeiras idéias, as sensações, nos vêm à mente através dos sentidos (experiência sensorial), sendo moldadas pelas qualidades próprias dos objetos externos. Por sensação Locke entende,por exemplo,as idéias de amarelo,branco,quente,frio,mole,duro,amargo,doce etc.Depois,combinando e associando as sensações,por um processo de reflexão,a mente desenvolve outra série de idéias que,segundo Locke,’’não poderia ser obtida das coisas externas,tais como a percepção,o pensamento, o duvidar, o crer, o raciocinar’’.
Assim, a reflexão seria nosso ‘’sentido interno’’, que se desenvolve quando a mente se debruça sobre si mesma, analisando suas próprias operações. Das idéias simples,a mente avança em direção às idéias cada vez mais complexas.Porem, de qualquer maneira,a mente tem ‘’as coisas matérias externas,como objeto de sensação, e as operações de nossas próprias mentes , como objeto da reflexão’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário