Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2009

Galileu Galilei: Um mundo sem encantos, apenas números

Nascido na cidade italiana de Pisa, Galileu Galilei é considerado um dos fundadores da física moderna. Durante o período medieval,’’ observar as coisas,agir sobre a natureza e pensar como matemático’’ eram as atividades heterogêneas que não se combinavam.Entretanto, Galileu decidiu,de forma inovadora, aplicar a matemática no estudo da natureza.
Desse modo, alcançou grandes realizações, entre as quais podemos destacar:
I: A elaboração da lei de queda livre dos corpos, segundo a qual a aceleração de um corpo em queda é constante, independentemente de o corpo ser leve ou pesado, grande ou pequeno. A demonstração desta lei exige condições idéias (vácuo)
II: A construção e o aperfeiçoamento do telescópio, com o qual efetuou observações astronômicas que o levaram a descobrir o relevo montanhoso da Lua, quatro satélites de Júpiter, as formas diferentes de Saturno, as fases de Vênus e a existência das manchas solares. Por causa dessas realizações de Galileu, Koyré afirmou que a física moderna teve suas origens no céu.
Mas não é apenas por suas descobertas especificas que o nome de Galileu merece especial destaque na historia das ciências. Uma de suas mais extraordinárias contribuições foi ter assumido uma nova postura de investigação cientifica, cuja metodologia se baseava :
a) Na observação paciente e minuciosa dos fenômenos naturais;
b) Na realização de experimentações para a comprovação de uma tese;
c) Na valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos.
Galileu foi um entusiasmado defensor da cosmologia que se desenvolveu a partir da teoria heliocêntrica de Copérnico, Rejeitava, portanto, a astronomia de Ptolomeu e a física de Aristóteles, que, incorporada pelo cristianismo católico, reinavam durante o período medieval. Por contrariar a visão tradicional do mundo, Galileu foi advertido pelas autoridades católicas, que o julgavam herege. Suas idéias eram consideradas contrarias às Sagradas Escrituras.Galileu respondia que a Bíblia, em se tratando de temas científicos, não era um manual a ser obedecido cegamente.Esse pioneirismo rebelde de Galileu atraiu a fúria do Tribunal da Inquisição.Em 1633, ele foi condenado pelo Tribunal, que lhe impôs a dramática alternativa:ser queimado vivo numa fogueira ou retratar-se publicamente ,renegando suas concepções cientificas.Galileu optou por viver e retratou-se perante o Tribunal.Permaneceu, entretanto, fiel às suas idéias e , em 1638,quatro anos antes de falecer, publicou clandestinamente mais uma obra que contrariava os dogmas oficiais de sua época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário