Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Francis Bacon: O método experimental contra ídolos

Nascido em Londres, Francis Bacon (1561-1626) pertencia a uma família de nobres. Desde menino,foi educado para ingressar na carreira política e projetar-se nos cargos públicos.Depois de concluir seus estudos em Cambridge,iniciou,em 1577, sua carreira política,através da qual conquistaria os mais importantes postos do reino britânico.
Apesar de ter mantido discutível conduta moral, Francis Bacon realizou uma obra cientifica de inegável valor. É considerado um dos fundadores do método indutivo de investigação cientifica.Atribui-se a ele, também, a criação do lema ‘’saber é poder’’, que revela sua firme disposição de ânimo de fazer dos conhecimentos científicos um instrumento pratico de controle da realidade. Preocupado com a utilização dos conhecimentos científicos na vida pratica, Bacon manifestava grande entusiasmo pelas conquistas técnicas que se difundiam em seu tempo: a bússola, a pólvora e a imprensa. Também revela sua aversão ao pensamento meramente abstrato, característico da escolástica medieval. Segundo Bacon, a ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, tendo em vista proporcionar resultados objetivos para o homem.Mas, para isso, era necessário que o cientista se libertasse daquilo que Bacon denominava ‘’ ídolos’’,isto é, as falsas noções, os preconceitos, os maus hábitos mentais.
Para combater os erros provocados pelos ídolos, Francis Bacon propôs o método indutivo de investigação, baseado na observação rigorosa dos fenômenos naturais e do cumprimento das seguintes etapas:
a) Observação da natureza para a coleta de informações;
b) Organização racional dos dados recolhidos empiricamente;
c) Formulação de explicações gerais (hipóteses) destinadas à compreensão do fenômeno estudado
d) Comprovação da hipótese formulada mediante experimentações repetidas em novas circunstancias.

Continua...

Um comentário:

  1. hahahahha..
    o bem entrei no seu orkut e me deparei com esse blog!
    vc gosta de filosofia hein!
    =*

    ResponderExcluir